A IDENTIDADE VISUAL DE SUA MARCA FAZ PARTE DO PLANEJAMENTO E POSICIONAMENTO DE SEU NEGÓCIO.
Possivelmente você ainda tenha dúvidas em relação a contratar um profissional de designer gráfico para gerir a comunicação visual de seu negócio. Para te ajudar a entender a dimensão de uma boa imagem, selecionei alguns motivos que lhe ajudarão a pensar se isto é para você ou não.
Credibilidade
“Um livro onde qualquer um escreve torna-se um livro sem credibilidade.”
Fernando Pessoa
A sua apresentação pode dar ou tirar credibilidade. Um produto ou serviço quando apresentado de forma rudimentar pode afugentar clientes antes mesmo deles entrarem em contato om você. Afinal, se sua imagem não é uma preocupação, possivelmente qualidade também não seja.
Julgamentos iniciais sobre algo dificilmente são desfeitos. Mesmo quando outras informações contrariam o parecer formado no primeiro momento, a opinião contrária continua se impondo por muito tempo. Basta uma fração de segundo — e não é modo de dizer — para se formar a primeira impressão sobre algo ou alguém. Em um espaço de tempo mais curto que uma piscadela, o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente.
Ao contrário disso, um posicionamento visual primoroso pode criar o sentimento de confiança muito maior! Quem algum dia ao entrar em um site de internet mal feito, não teve coragem de inserir o número do cartão de crédito, simplesmente por achar o site duvidoso, mesmo tendo o melhor preço entre os concorrentes?
Assim, pense sempre na imagem que você deseja passar a seus clientes e avalie se condiz com seus objetivos. Fique atento!
Aumento de renda, geração de valor
“Lucro é subproduto das coisas bem-feitas.”
Philip Kotler
O alinhamento de sua imagem com a qualidade de seus serviços e produtos só irão reforçar o valor de sua marca. Se a comunicação visual de seu empreendimento ou projeto estiver conectado as suas estratégias de negócio, só existe um resultado possível: o aumento do faturamento e o sucesso de sua marca.
Se sua imagem expressa confiança, cuidados, preocupação com a qualidade, sua marca tem mais possibilidades de ser reconhecida e bem posicionada no mercado, isto já são efeitos altamente impactantes nas suas vendas!
Já pensou se seus produtos e serviços tivessem uma exposição capaz de encantar qualquer cliente?
Diferencial
“Visão de futuro foi o diferencial do passado que nos trouxe ao presente.”
Idelson Mafra
Você gostaria que sua marca fosse apenas mais uma no seu segmento?
Como já foi dito, o primeiro contato entre sua marca e os clientes será o que ela mostra visualmente. Por isso, se destacar em todos os detalhes é fundamental. Uma escolha precisa de cores, formas, imagens, fontes irá dar mais valor e alinhamento com a visão de seu negócio e por consequência, a qualidade que você irá imprimir em seu produto ou serviço.
E afirmo, com clareza, que uma boa parcela da concorrência, principalmente entre pequenos empreendimentos, não possuem a preocupação quanto à sua apresentação. Isto por si só é um diferencial a ser explorado. Pense se as grandes marcas não se preocupassem com estes pormenores? Se elas se preocupam, porque você não?
Assertividade
“São nos grandes momentos que se conhecem as grandes pessoas. Fazer o que todo mundo faz é fácil, o desafio é fazer diferente.”
Prof. Benedito Godoy
Com tudo que falamos até agora, você pode estar pensando: “Já é tempo de mudar meu posicionamento de mercado e construir uma marca forte, alinhada a minhas estratégias e com uma identidade visual que expresse a qualidade de meu produto ou serviço.”
Bem, agora é executar um planejamento para isto. O que preciso? Talvez um sobrinho que conheça um pouco de computadores e programas de internet? Pode funcionar! Mas porventura o sobrinho pode ter experiência com computadores e não tem a visão artística ou de negócios que será necessário. E é aí que entra o designer!
Contratar um designer profissional irá lhe trazer muitos benefícios. Pense que este investimento irá dar maior peso a sua qualidade. Com a admissão dessa escolha virá a expertise de quem sabe usar estrategicamente as imagens para atingir seus clientes de maneira assertiva. Pra um profissional, cada elemento desempenha um papel importante e tem um propósito. Ele saberá o que é necessário e o que tem que ser feito pra despertar o interesse pela sua marca, desde os itens principais até os mais subjetivos.
Bem, pense nisto e se precisar, conte comigo!